terça-feira, 17 de fevereiro de 2015

A foto e seu autor

Foto: Tião Fonseca


Esta foto da seringueira Marina Silva liderando um “empate” na Fazendo Bordon em Xapuri, no Acre, no inicio dos anos oitenta, tem sido largamente utilizada em jornais, revistas, livros e sites diversos. Também tem aparecido em vídeos e documentários que tratam da ex-senadora e ex-ministra do Meio Ambiente, sobretudo, nas duas últimas eleições (2010 e 2014) como candidata a Presidente da República.

Raramente, porém, se deu o crédito ao fotógrafo. Por isso, e para corrigir a injustiça, decidi apresenta-lo: trata-se do baiano Sebastião Fonseca, ou Tião Fonseca, que na época do “empate” visitava o Acre e se ofereceu para colaborar com o efêmero tabloide Repiquete, que eu e outros jornalistas, após a experiência do Varadouro, tentávamos viabilizar como empresa jornalística. Tião pegou a pauta e foi a Xapuri onde obteve o revolucionário registro. 


Tião Fonseca (foto: Yasmim Martins)

Ano passado ele voltou ao Acre para um trabalho em vídeo numa aldeia indígena no alto Rio Tarauacá, e aproveitamos para comemorar com uma taça de vinho o feito do passado. Melhor seria que, daqui para frente, as pessoas que vierem a utilizar a extraordinária foto da Marina não esqueçam de acrescentar o nome de quem a produziu. E, até, pagar pelo direito autoral! (EM)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários não serão moderados, garantimos a liberdade de discordâncias, porém esperamos bom senso dos leitores e repudiamos xingamentos de qualquer espécie nas discussões sobre o conteúdo do blog ou comentários postados.